Capela São José

CAPELA SAO JOSE2CAPELA SÃO JOSÉ

Ao início do ano 1991, Ana Célia da Silva Vieira, vindo residir no Morro José Menino e junto à sua família, percebendo que a Comunidade local era muito carente de pão, saúde, educação e principalmente da experiência de Deus, começou a organizar visitas às casas das pessoas, que logo se tornou um pequeno grupo de orãção, principalmente do terço, levando a imagem de Nossa Senhora Rosa Mística.
Pouco a pouco foram surgindo pessoas que incentivavam e faziam acontecer elementos novos e de Comunidade de Jesus presente no caminhar, como Maria da Cruz Sobral, e seus filhos José Claudio Sobral, Marivalda Sobral dos Santos.
A experiência era difícil, mas muito animadora, pois este pequeno grupo fortalecia a luta cotidiana de todos, de uma forma ou outra.
Outras pessoas foram compondo o grupo que ia se tornando cada dia maior, como: H
onorato Sampaio (Charutinho), Marfisa, Josina, Divina, Olívia, Silvia, Nalva, Renato.
Cada um na sua individualidade, mas na beleza da partilha, fazia acontecer uma nova realidade de amor no bairro.
Com o incentivo e ajuda do Pe. Antônio Castilho, começaram a celebrar a Eucaristia na Sociedade de Melhoramentos e mais tarde, Ana Célia construiu, com a ajuda da comunidade e amigos uma Capelinha dedicada à São José e pouco a pouco foi sendo ampliada para abrigar mais pessoas em torno à oração e à ação social, que aliás é uma característica local.
Quase que na totalidade, os moradores do Morro José Menino são nordestinos, de diversos lugares, de especial modo de Natal (RN) e de Jenipapo (SE).
É um lugar aprazível de gente lutadora e que reza com fé, celebra o amor de Deus a cada domingo na Eucaristia, a cada segunda-feira no grupo de oração, mas com tantas outras expressões de entreajuda para com o próximo.