Igreja São Paulo Apóstolo

IGREJA EXTERNO

IGREJA SÃO PAULO APÓSTOLO

A Paróquia São Paulo Apóstolo teve seu início depois do desmembramento da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia em 06/10/1975, sendo então Bispo Diocesano D. David Picão.

Foi constituído seu primeiro pároco o Côn. Lúcio Floro Graziosi e em 25/01/1976 foi estabelecido seu território paroquial, que segue:

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPÉIA: começa na praia, na direção da Avenida Pinheiro Machado (canal I) até entrar na Rua Carlos Gomes, com a PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU, começando na Rua Carlos Gomes até os morros na Avenida Moura Ribeiro, seguindo por esta Avenida até a Rua Carvalho de Mendonça, seguindo pela subida da Nova Cintra até sua primeira curva, daí em reta até o cume do morro do Cutupe, com PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (em São Vicente), iniciando no cume do morro do Cutupe, daí indo em linha reta até a praia de Itararé, na direção da ponta mais acidental da Ilha Urubuqueçaba. Contornando a praia vai encontrar o final do canal l, onde tiveram início estas divisas.

Em 25 de janeiro de 1976 inicia se pastoralmente a referida Paróquia, sendo instalada primeiramente em uma casa alugada na Praça Washington, próxima ao Orquidário Municipal de Santos. Inicialmente a Paróquia recebeu o nome de CRES:"Comunidades Reunidas e Serviços São Paulo Apóstolo".

Em maio de 1979 a Comunidade consegue adquirir um terreno de 1700 m2, situado à Rua Gaspar Ricardo, 226, no Bairro José Menino, com uma população de 7714 habitantes, tendo 66,68 habitantes por m2.

A construção da igreja é na forma de um salão de múltiplo uso, capela interna para o Santíssimo Sacramento, duas salas no primeiro plano, no segundo pavimento constam de quatro salas.

Um dos símbolos religiosos do Bairro José Menino é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, construída no sopé do Morro do José Menino. A obra foi erguida sem o uso de ferramentas, refletindo a fé da família de Horácio Ferreira da Silva Júnior. A referida gruta é uma reproduçãoda Gruta de Massabiele, onde Nossa Senhora de Lourdes apareceu, na França, a uma jovem chamada Bernadete Soubirous, de 14 anos.

Uma das comunidades pertencentes à Paróquia São Paulo Apóstolo é a Capela Santa Teresinha, localizada no Morro que possui o mesmo nome, onde durante muitos anos foi utilizada como centro de peregrinação e pagamento de promessas que os devotos da Santa faziam.

Sob o pastoreio incansável do Pe. Lúcio Floro, incontáveis cursos deformação litúrgica, bíblica e teológica foram realizados em soloparoquial. Foi na Paróquia São Paulo Apóstolo que se deu início à Semana Nacional da Família.

Aos 08 de maio de 1996, foi nomeado Vigário Paroquial, o Pe. Antônio Paulo Ferreira de Castilho. Em 23 de novembro do corrente ano de1996, retorna para a casa do Pai Celestial o Estimado Padre Lúcio, deixando muitos amigos e a seus paroquianos o exemplo de fé em Jesus Cristo, uma grande devoção a Maria Santíssima, respeito e caridade para com todos.

Com o falecimento do Pe. Lúcio, em 29/12/1996, foi nomeado pároco o então vigário, Pe Castilho, permanecendo na função durante sete anos.

Em 2003, Pe Castilho fundou a Comunidade São José, situada no Morro José Menino, sendo celebrada a Santa Missa duas vezes por mês, aos domingos, na Sociedade de Melhoramentos do Morro José Menino e depois na Capela São José, que a própria comunidade unida conseguiu construir.

Pe Castilho foi transferido em 04 de abril de 2003, sendo nomeado Administrador Paroquial o Pe Antonio Baldan Casal (atualmente pároco da Pompéia) e os Padres Ricardo de Barros Marques e Aldo Xavier, Vigários Paroquiais com jurisdição para Matrimônio, no dia 04 de abril de 2003, exercendo o mandato de Jesus Cristo de apascentar as ovelhas.

Sucedeu o Pe. Antonio Baldan Casal, o Pe. Marco Antônio Rossi, recebendo provisão no dia 31 de agosto de 2007 e posse no dia 14 de outubro do mesmo ano.
Pe. Marco Antônio Rossi permaneceu como Pároco até o dia 14 de janeiro de 2013.
Em 15 de janeiro de 2013 assumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo o Pe. Claudenil Moraes da Silva, permanecendo até os dias de hoje.